Afundo um pouco o rio com meus sapatos.
Desperto um som de raízes com isso
A altura do som é quase azul.

Manoel de Barros

terça-feira, 26 de julho de 2011

Quero voltar a ser macaco - FIG 2011





Quero voltar a ser macaco - FIG 2011


Independente de qualquer crença científica ou religiosa do surgimento do homem na terra, seja ela evolucionista ou criacionista, o fato é que a partir do surgimento da história podemos avaliar a evolução fisiológica e científica dessas criaturas. Interessante perceber quem  ignore e até negue a espécie humana como perte animal desse planeta. O que seríamos então? Um grupo sem classificação?
Qual nossa participação aqui, entre os de nossa espécie e na relação com com a natureza? Por que o esse distanciamento aconteceu? por que fizemos desse jeito?
Seria o encantamento com as evoluções tecnológicas das ferramentas que vieram da pedra lascada? Mas se vc ficar brincando com algo em sua mão, concentrado apenas nisso você não prestará atenção no que está ao seu redor. Perderá a melhor parte da viagem que é a viagem em si. Ou será que estar no lugar que se quer ir é que é a viagem?
As cavernas se modernizaram, tornaram-se prédios, condomínios, bairros, cidades. Um Acúmulo de pessoas olhando pras próprias mãos. Assim, um acúmulo de problemas pois procurou-se morar e viver em grupo para minimizar problemas com os predadores. Quem são os predadores hoje em dia? 
Será que O que vivemos hoje é mesmo uma evolução? (Nåo confunda com a evoluçåo darwiniana)
Curiosamente é unanimidade dizerem que procuram o campo ou a praia para descansar. Procuram voltar à natureza para uma recarga e voltar, viciados, mais vibrantes para seus brinquedos particulares. 
Queremos voltar a ser macacos. Há uma sincronia entre nós e a natureza. 
Sempre imaginamos teorias catastrofistas sobre o fim do mundo a partir dos feitos humanos sobre a terra. O planeta não será destruído! O ser humano pode sim se extinguir, mas a natureza sempre dará um jeito e renascerá. Reflorestando. repovoando os animas. E fazendo surgir novos seres dominantes. Com capacidade de viver em harmonia por certo tempomas que certamente descobrirá o osso como ferramenta e arma.
QUERO VOLTAR A SER MACACO é uma metáfora do retorno ao contato à natureza. E a coisas subjetivas e sensíveis. Uma forma de dizer que o amor é importante. E que precisamos apenas agir diferente. Procurar o que o homem perdeu nesse caminho até aqui. 
Ser macaco é ser Além do que somos hoje.

Mozart Barbosa dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário